quarta-feira, 8 de outubro de 2008

Algumas coisas positivas e inéditas que me não roubaram









































Estas fotos são autenticas ,ou seja os originais estão em minha posse e algumas também nunca foram mostradas:












Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev;foi de facto extraordinário enquanto toda Lisboa urlava para mais uma chamada da Margot na noite da estreia do Royal Ballet a 7 de junho de 1968 que ela estivesse parada como que à espera de alguém nas colisses :estendi o programa na página da Lucette Aldous (outra grande bailarina) e incrédulo então compreendi que era perante a própria Margot que me encontrava. Ela assinou e rápidamente voltou para o palco :a chamada do Nureyev já tinha acabado havia alguns minutos....Tinha eu 13 anos. Tinham acabado de dançar a Giselle.






{Como esta tenho outras histórias maravilhosas e horríveis também passadas comigo;só que a mordaça que [ o fanatismo, a rapacidade,a sôfreguidão,a avareza,o facciosismo ,os fundamentalizados ,cobiçosos e vorazes vectores de manter o povo na ignorância,para cada vez mais ignorantes ,eles próprios ,e estupidificados no gosto da cobiça e na rudeza/duma austera apagada e vil tristeza/para a qual tanto contribuem certos tabus] me têm imposto e continuam a impôr{ [ (???????????????? ) ] }, me têm impedido de trabalhar durante todos estes anos...a nível de Alcina Lameiras (honny soit......)}Desde 2002 que não trabalho ano em que trabalhei 2 dias,aliás quase como de costume até então.As excepções foram "Todo o Tempo do Mundo" e "Desencontros"












Inauguração da Feira Popular :Tias Tios,Primos,Presidente da Républica,1ª Dama e filha. A criança que mete o dedo no nariz é o actual dr.João Pereira da Rosa.












Máscara desenhada por Tito Gobbi para o final do 1º Acto do Don Giovanni.Acreditem que me foi muito difícil encontrar algo parecido e corri toda Lisboa.Perto do Rossio encontrei algo que pôde ser adaptado em São Carlos.






Esquema da encenação e indicações para o Maestro (ah sim também trabalhei e conheci o maestro Olivero de Fabritiis)tinha 17 anos mas parece que era o único a conhecer o Don Giovanni de cor dal capo al fine cá neste País..






Juro que não fiz nada pra o decorar...aconteceu .E o Dr João de Freitas Branco,então director de São Carlos e meu amigo tinha conhecimento disso e também fazia questão que eu e Gobbi nos conhecessemos...


















Como a Concha Vinhas ,mais tarde,em 76 quando o Paulo Vinhas estava em Alcoitão fez questão em me apresentar o Prof. Agostinho da Sliva e aí nos encontrámos duranta uma visita ao Paulo:mas esse encontro correu de facto mal:houve curtos circuitos fortes e prepotentes demais.....Tive pena pelo empenho que a Concha tinha tido....e por tudo,enfim pela amizade e lealdade que sempre por mim demonstrou....e apesar das versões correntes, mesmo depois do desastre (that's another story) e da relação com o Paulo ter acabado, sempre foi assistir a todos os recitais de poesia em que participei,o que deita totalmente por terra as versões correntes da culpabilidade do dito desastre.












Outra foto è também única :a da chegada da Maria Callas a Lisboa no aeroporto.Pertencia ao maestro Carlo Pasquali que também viveu no 8 da Almeida Brandão.












Dedicatória dessa grande e desassombrada mulher que foi Beatriz Costa.

nem tudo o que é parece como nem tudo o que parece é

A minha Mãe depois de eu ter ido à PJ ,por meu pedido ,consultar o processo ,visto a Jú ter morrido no lar da tal doutora que entre "outras coisas" assava sardinhas na FEIRA POPULAR ,apesar dos meus avisos tentando impedir a sua morte,confessou-me que tinha sido ameaçada e obrigada a fazer estas declarações sob pena da minha vida poder estar por um fio se o não fizesse.Nesses tempos nem dinheiro tinha para pedir fotocópias por isso copiei parte do teor do dito processo.
Só me foi dado ver as declarações da mãe........